Somos uma associação de direito privado, beneficente, sem fins lucrativos, situada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nossa história começou em 2016 com a união das fundadoras Fernanda Oliveira, Giane Vargas e Nina Fola por entenderem que o legado deixado por Tatiana Renata Machado não poderia ser esquecido.
Começamos com um curso de formação sobre o pensamento de mulheres negras, mas a comunidade se tornou forte tão rápido, que logo já nos tornamos um coletivo e nossas formações se tornaram anuais. Hoje já recebemos mais de 180 mulheres negras do Rio Grande do Sul e do Uruguai para estudar intelectuais fundamentais para o movimento negro do nosso país e fora dele.
O nome Atinúkẹ́ foi dado a Tatiana Renata Machado ao ser iniciada na tradição do Batuque e significa, na língua Iorubá, aquela que merece carinho desde o ventre. Nosso coletivo nasceu em sua homenagem, sua energia do vento, da força e do movimento é o que guiam nosso coletivo.
Ela tinha pressa, foi militante política pelos direitos das mulheres, da população negra e buscava ativamente por mudanças sociais. A escolha desse nome foi inspirada na sua experiência de vida e sua concepção de ser e estar no mundo comprometida com as suas causas políticas e sociais.
Professora adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada (UFPEL), mestra (PUCRS) e doutora em História (UFRGS), com dois estágios de pós doutorado (UFRRJ e UDESC). Idealizadora de Atinúké – Grupo de Estudos sobre o Pensamento de Mulheres Negras. Fundadora e integrante da Rede de Historiadores Negros e Historiadoras Negras. Integrante do GT Emancipações e Pós-Abolição da Associação Nacional de História. Ativista do movimento social negro e do movimento de mulheres negras.
Cientista Social, Mestra e Doutoranda em Sociologia. Cantora, compositora, percussionista e militante social antirracista há mais de 30 anos. Co-idealizadora de vários coletivos Africanamente, Caixa Preta e de Atinúké – Grupo de Estudos sobre o Pensamento de Mulheres Negras, na qual está coordenadora executiva.
Além das idealizadoras, também consideramos fundadoras todas aquelas que participaram da criação de Atinúké inicialmente como coletivo e depois como instituição formal, conforme Ata de Fundação.
Dóris Soares
Filha de Marisa e José Luiz, mãe da Emanoela e Benjamin, Dóris é mulher, preta, psicóloga, Atinúkẹ́, escritora e autora do Livro Gotas de chuva encontram o mar, da ed. Vienas Abertas. Especialização em Terapias Cognitivas – NEAPC e pós graduanda em Gestão do SUAS. Professora do NEAPC – Porto Alegre.
Iliriana Rodrigues
Filha de Gilda e Jorge, Iliriana é Mestranda em Cultura e Territorialidades na UFF. Licenciada em História (PUCRS), atualmente integra a equipe de pesquisadores Projeto de Extensão – Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva: Organização do Acervo Pessoal e Profissional (Unipampa/UFRGS/UFSCar) e está Professora/oficineira da COART/UERJ.
Jardélia de Sá
Filha de Vera e Ariovaldo, Jardélia é professora de anos iniciais e licenciada em Ciências Socias. Atualmente trabalha na Educação de Jovens e Adultos com pessoas privadas de liberdade. Especialista em Tecnologias Educacionais e Saúde na Escola ENSP/FIOCRUZ, atualmente é mestranda PPGEdu/UFRGS.
Lara Cornelio
Filha de Rosinara e Elvio, Lara é Pesquisadora sobre literatura afro-brasileira, professora de artes, licenciada em Teatro, membro do Conselho Municipal de Cultura de São Sepé/RS. Membro do Coletivo de arte e cultura negra sepeense 20 de novembro e membro do Movimento Eco Cultural de São Sepé.
Tainá de Oliveira
Filha de Adriana e Renato, Tainá é graduanda em marketing. Atua na área de relacionamento e sucesso com o cliente. É uma grande interessada no desenvolvimento de estratégias de melhoria de resultados de performance, aquisição e satisfação a partir de um olhar empático, consciente e com propósito.
Thuila Ferreira
Filha de Viviane e Edson, Thuila é Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade La Salle (2016), Mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020) e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. Além do Coletivo Atinukè, integra o Mães Pretas.
Coordenação Adminstrativa
Nina Fola e Sherol Santos
Conselho Fiscal
Iliriana Rodrigues, Patricia Dos Santos e Rita dos Santos
Coordenação Financeira
Dinamara Prates e Aldren Flores
Conselho Deliberativo
Alessandra Santos, Dedy Ricardo, Lara Cornélio, Milena Cassal e Thuila Ferreira
(51) 99710-2654
comunicacao@atinuke.com.br